sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PLANOS DE CURSO1 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

PLANOS DE CURSO1
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADAPTAÇÕES NECESSÁRIA PARA 2011.

PLANOS DE CURSO1



INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
ESCOLA ESPECIAL DO INESPEC


NÍVEL I
NÍVEL II
NÍVEL III
NÍVEL IV
OBJETIVOS GLOBAIS
OBJETIVOS GLOBAIS
OBJETIVOS GLOBAIS
OBJETIVOS GLOBAIS
  • BUSCAR A SOCIALIZAÇÃO/AFETIVIDADE DO ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADES PARA QUE POSSA DESENVOLVER SEU POTENCIAL.
  • DESENVOLVER NÍVEIS DE ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO A FIM DE QUE POSSA SER TRABALHADOS OS VÁRIOS ASPECTOS (VISUAL, TÁTIL, AUDITIVO, GUSTATIVO E OLFATIVO).
  • DESENVOLVER NÍVEIS DE MOTRICIDADE AMPLA E FINA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MANUAL PARA MELHOR DESEMPENHO DAS ATIVIDADES GRAFO MOTORAS E ESPAÇO TEMPORAIS.
  • DESENVOLVER NÍVEIS DE LINGUAGEM GESTUAL E ORAL PARA QUE POSSAM ESPRESSAR-SE VERBALMENTE DE ACORDO COM SUAS CONDIÇÕES.
  • DESENVOLVER NOÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS PARA QUE POSSAM DISCRIMINAR DIVERSOS ATRIBUTOS (COR, FORMA, ESPESSURA, TEXTURA, TAMANHO) MANUSEANDO DE FORMA CONCRETA OS OBJETOS.
  • DESENVOLVER NOÇÕES DE ESQUEMA CORPORAL PARA QUE TOMEM CONSCIÊNCIA DO SEU CORPO COMO PARINTEGRADA ENTRE SI E O MEIO QUE CONVIVEM.
  • DESENVOLVER O DIREITO À CIDADANIA, EDUCAÇÃO, LAZER, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO PARA QUE TORNEM-SE CONCRETO A TODOS OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS.
  • DESENVOLVER NA CRIANÇA CONDIÇÕES DE CONVIVÊNCIA ENTRE OS AMIGOS E PROFISSIONAIS PARA QUE POSSAM PARTICIPAR DO CONTEXTO SOCIAL A QUE PERTENÇA.
  • DESENVOLVER NÍVEIS DE ATENÇÃO CONCENTRAÇÃO PARA QUE POSSAM FAVORECER SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
  • DESENVOLVER A MOTRICIDADE AMPLA E FINA PARA QUE POSSAM TRABALHAR OS VÁRIOS TIPOS DE ATIVIDADES MOTORAS E PREENSÕES.
  • DESENVOLVER A LINGUAGEM EXPRESSIVA E COMPREENSIVA PARA QUE POSSA DESENVOVLER UM VOCABULÁRIO DE ACORDO COM SUA IDADE.
  • DESENVOLVER CONCEITOS BÁSICOS, ESPAÇO TEMPORAL PARA QUE A CRIANÇA LOCALIZE DIVERSAS DIREÇÕES, LATERALIDADE, TEMPO, CAUSALIDADE.
  • DESENVOLVER NOÇÕES DE ORDENS SIMPLES PARA QUE RESPONDA ADEQUADAMENTE AOS ESTÍMULOS VERBAIS.
  • DESENVOLVER ESQUEMA CORPORAL, PARTES GROSSAS, A FIM DE QUE EXERCITE E DISCRIMINE OS GRANDES MÚSCULOS E SITUE O CORPO NO ESPAÇO E NO TEMPO.
  • INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO TRABALHO INDEPENDENTE E COOPERATIVO.
  • DESENVOLVER NÍVEL DE ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO.
  • DESENVOLVER A MOTRICIDADE AMPLA E FINA. (GRAFISMO)
  • DESENVOLVER A LINGUAGEM EXPRESSIVA E COMPREENSIVA.
  • DESENVOLVER CONCEITOS ESPECIAIS E NOÇÕES DE CONCEITOS TEMPORAIS.
  • SEGUIR ORDENS SIMPLES E COMPLEXAS.
  • DISTINGUIR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.
  • DESENVOLVER ESPQUEMA CORPORAL PARTES FINAS.

  • INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO TRABALHANDO A INTELIGÊNCIA, A COOPERAÇÃO MORAL.
  • DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA.
  • DESENVOLVER OS CONCEITOS MATEMÁTICOS.
  • VIVENCIAR AS DATAS COMEMORATIVAS.
  • DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ENTENDER OS FATOS E FENÔMENOS DA NATUREZA (O CORPO HUMANO E VEGETAÇÃO).
  • DESENVOLVER O DIREITO DA INCLUSÃO DA CRIANÇA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO GARANTINDO SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA PARA QUE COM O SEU SABER POSSA DESEMPENHAR ATIVIDADES DIVERSAS E RELACIONAR-SE SOCIALMENTE NA SOCIEDADE.



PLANO DE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS ÁREAS COMUNS E RELATIVAS

ÁREAS COMUNS
ÁREAS RELATIVAS
ÁREAS COMUNS
ÁREAS RELATIVAS
COMUNICAÇÃO
E
EXPRESSÃO
COORDENAÇÃO DE DINÂMICA GERAL:
  • MOTICIDADE FINA;
  • GRAFISMO

LINGUAGEM:
  • EXPRESSIVA E RECEPTIVA
  • ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO
  • FLUÊNCIA VERBAL (FALA)
  • VOCABULÁRIO
  • MEMÓRIA VISUAL E AUDITIVA
  • ORDENS SIMPLES E COMPLEXAS
  • COMPREENSÃO DE LEITURA
  • LEITURA E ESCRITA
MATEMÁTICA










INICIAÇÃO AS CIÊNCIAS
  • CONCEITOS BÁSICOS
  • RACIOCÍNIO E SEQUÊNCIA LÓGICA (INÍCIO, MEIO, FIM)
  • CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
  • DISCRIMINAÇÃO VISUAL, TÁTIL, AUDITIVA
  • CORES, FORMAS E TAMANHO




  • PERCEPÇÃO:
TÁTIL – TEXTURA
GUSTATIVA – SABORES
OLFATIVA – ODORES
  • CLASSIFICAÇÃO / SERIAÇÃO
ANIMAL – VEGETAL – MINERAL
  • ESQUEMA CORPORAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário