PLANOS DE CURSO1
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADAPTAÇÕES NECESSÁRIA PARA 2011.
PLANOS DE CURSO1
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
ESCOLA ESPECIAL DO INESPEC
NÍVEL I | NÍVEL II | NÍVEL III | NÍVEL IV |
OBJETIVOS GLOBAIS | OBJETIVOS GLOBAIS | OBJETIVOS GLOBAIS | OBJETIVOS GLOBAIS |
BUSCAR A SOCIALIZAÇÃO/AFETIVIDADE DO ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADES PARA QUE POSSA DESENVOLVER SEU POTENCIAL.
DESENVOLVER NÍVEIS DE ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO A FIM DE QUE POSSA SER TRABALHADOS OS VÁRIOS ASPECTOS (VISUAL, TÁTIL, AUDITIVO, GUSTATIVO E OLFATIVO).
DESENVOLVER NÍVEIS DE MOTRICIDADE AMPLA E FINA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MANUAL PARA MELHOR DESEMPENHO DAS ATIVIDADES GRAFO MOTORAS E ESPAÇO TEMPORAIS.
DESENVOLVER NÍVEIS DE LINGUAGEM GESTUAL E ORAL PARA QUE POSSAM ESPRESSAR-SE VERBALMENTE DE ACORDO COM SUAS CONDIÇÕES.
DESENVOLVER NOÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS PARA QUE POSSAM DISCRIMINAR DIVERSOS ATRIBUTOS (COR, FORMA, ESPESSURA, TEXTURA, TAMANHO) MANUSEANDO DE FORMA CONCRETA OS OBJETOS.
DESENVOLVER NOÇÕES DE ESQUEMA CORPORAL PARA QUE TOMEM CONSCIÊNCIA DO SEU CORPO COMO PARINTEGRADA ENTRE SI E O MEIO QUE CONVIVEM.
DESENVOLVER O DIREITO À CIDADANIA, EDUCAÇÃO, LAZER, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO PARA QUE TORNEM-SE CONCRETO A TODOS OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS.
| DESENVOLVER NA CRIANÇA CONDIÇÕES DE CONVIVÊNCIA ENTRE OS AMIGOS E PROFISSIONAIS PARA QUE POSSAM PARTICIPAR DO CONTEXTO SOCIAL A QUE PERTENÇA.
DESENVOLVER NÍVEIS DE ATENÇÃO CONCENTRAÇÃO PARA QUE POSSAM FAVORECER SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
DESENVOLVER A MOTRICIDADE AMPLA E FINA PARA QUE POSSAM TRABALHAR OS VÁRIOS TIPOS DE ATIVIDADES MOTORAS E PREENSÕES.
DESENVOLVER A LINGUAGEM EXPRESSIVA E COMPREENSIVA PARA QUE POSSA DESENVOVLER UM VOCABULÁRIO DE ACORDO COM SUA IDADE.
DESENVOLVER CONCEITOS BÁSICOS, ESPAÇO TEMPORAL PARA QUE A CRIANÇA LOCALIZE DIVERSAS DIREÇÕES, LATERALIDADE, TEMPO, CAUSALIDADE.
DESENVOLVER NOÇÕES DE ORDENS SIMPLES PARA QUE RESPONDA ADEQUADAMENTE AOS ESTÍMULOS VERBAIS.
DESENVOLVER ESQUEMA CORPORAL, PARTES GROSSAS, A FIM DE QUE EXERCITE E DISCRIMINE OS GRANDES MÚSCULOS E SITUE O CORPO NO ESPAÇO E NO TEMPO.
| INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO TRABALHO INDEPENDENTE E COOPERATIVO.
DESENVOLVER NÍVEL DE ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO.
DESENVOLVER A MOTRICIDADE AMPLA E FINA. (GRAFISMO)
DESENVOLVER A LINGUAGEM EXPRESSIVA E COMPREENSIVA.
DESENVOLVER CONCEITOS ESPECIAIS E NOÇÕES DE CONCEITOS TEMPORAIS.
SEGUIR ORDENS SIMPLES E COMPLEXAS.
DISTINGUIR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.
DESENVOLVER ESPQUEMA CORPORAL PARTES FINAS.
| INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO TRABALHANDO A INTELIGÊNCIA, A COOPERAÇÃO MORAL.
DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA.
DESENVOLVER OS CONCEITOS MATEMÁTICOS.
VIVENCIAR AS DATAS COMEMORATIVAS.
DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ENTENDER OS FATOS E FENÔMENOS DA NATUREZA (O CORPO HUMANO E VEGETAÇÃO).
DESENVOLVER O DIREITO DA INCLUSÃO DA CRIANÇA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO GARANTINDO SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA PARA QUE COM O SEU SABER POSSA DESEMPENHAR ATIVIDADES DIVERSAS E RELACIONAR-SE SOCIALMENTE NA SOCIEDADE.
|
PLANO DE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS ÁREAS COMUNS E RELATIVAS
ÁREAS COMUNS | ÁREAS RELATIVAS | ÁREAS COMUNS | ÁREAS RELATIVAS |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | COORDENAÇÃO DE DINÂMICA GERAL: MOTICIDADE FINA;
GRAFISMO
LINGUAGEM: | MATEMÁTICA
INICIAÇÃO AS CIÊNCIAS | CONCEITOS BÁSICOS
RACIOCÍNIO E SEQUÊNCIA LÓGICA (INÍCIO, MEIO, FIM)
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
DISCRIMINAÇÃO VISUAL, TÁTIL, AUDITIVA
CORES, FORMAS E TAMANHO
TÁTIL – TEXTURA GUSTATIVA – SABORES OLFATIVA – ODORES ANIMAL – VEGETAL – MINERAL |
Nenhum comentário:
Postar um comentário